Empresa chamada Hidden City Tours convoca moradores de rua para mostrarem pontos turísticos ao mesmo tempo em que contam suas histórias nas ruas.
MORADORES DE RUA VIRAM GUIAS de turismo EM BARCELONA (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
A britânica Lisa Grace descobriu um modo de fundar uma empresa e ao mesmo tempo ajudar Barcelona, cidade onde mora desde que tinha um emprego no marketing de uma empresa local. Criou o Hidden City Tours, um passeio guiado pela cidade espanhola com orientação feita por moradores de rua.
Os mendigos contratados pelo Hidden City – como o próprio nome sugere, “Tour pela Cidade Escondida”, em tradução livre – levam visitantes para conhecer pontos turísticos famosos, como Las Ramblas. A diferença é que, num país em crise econômica, com índices elevados de desemprego, eles contam histórias das próprias vidas que aconteceram naquelas ruas.
Os mendigos contratados pelo Hidden City – como o próprio nome sugere, “Tour pela Cidade Escondida”, em tradução livre – levam visitantes para conhecer pontos turísticos famosos, como Las Ramblas. A diferença é que, num país em crise econômica, com índices elevados de desemprego, eles contam histórias das próprias vidas que aconteceram naquelas ruas.
Diferentemente de tours com grupos enormes, nos quais o guia segue o roteiro e cuida para não perder ninguém no caminho, este tem apenas quatro pessoas por vez, assim a experiência é mais personalizada. Cada morador, além de ter de comprovar estar livre de drogas e álcool, precisa falar francês, inglês ou alemão, mais as línguas nativas, espanhol e catalão.
MORADORES DE RUA VIRAM GUIAS de turismo EM BARCELONA (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
Parece caridade, mas não é. Lisa chama de “negócio social”. Os cinco moradores de rua que foram contratados até agora não recebem esmolas, mas trabalho, de uma empresa que presta serviços de qualidade no ramo em que atua. A britânica não aceita doações e não está atrás de financiamento do governo. Ela, como qualquer empresa, quer que o negócio seja sustentável.
Fonte: Rodrigo Capelo - GQ Brasil
Fonte: Rodrigo Capelo - GQ Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário