Image Map

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween: veja locações reais de filmes de terror para visitar pelo mundo

Não é de hoje que cinema e turismo caminham juntos. Quantas vezes você já assistiu a um filme e ficou encantando com as paisagens mostradas? Ou curioso para saber onde aquela cena incrível foi filmada? Com os filmes de terror não é diferente: os fãs do gênero ficam de olho nas locações de suas produções preferidas e procuram os lugares reais onde elas foram rodadas.
Para celebrar o Halloween, ou Dia das Bruxas (festejado no mundo todo no dia 31 de outubro), Hostelworld, o site especializado em hospedagem barata pelo mundo, selecionou alguns dos filmes de terror mais marcantes das últimas décadas, e que usaram locações reais como cenários.
Algumas locações, inclusive, tornaram-se verdadeiros pontos turísticos, atraindo visitantes do mundo inteiro: do acampamento do maníaco Jason ao hotel de “O Iluminado”, passando pela praia de “Tubarão” e a mansão assombrada de “Os Outros”. Confira abaixo: 
Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980) 
Locação: Camp NoBeBoSco, New Jersey, EUA

hp photosmart 720
Um acampamento de verão de escoteiros no estado americano de New Jersey foi usado como o famoso Camp Crystal Lake no primeiro fime da série estrelada por Jason Voorhess. O Camp NoBeBoSco, em Hardwick Township, funciona até hoje, embora a visitação para o público só seja possível mediante autorização prévia. O local mantém algumas das estruturas originais e vai arrepiar os que se lembram dos primeiros assassinatos do maníaco da máscara, que depois rendeu tantos outros filmes.

Os Outros (The Others, 2001) 
Locação: Palácio de los Hornillos, Cantabria, Espanha

Os_Outros_Palacio_de_los_Hornillos
O filme espanhol estrelado por Nicole Kidman em 2001 é lembrado até hoje. Parte do efeitos dos sustos do filme deve-se à locação da mansão onde a personagem mora com os filhos. Trata-se, na verdade, do Palacio de los Hornillos, localizado em Las Fraguas, na província da Cantábria, norte da Espanha. A área de 60 hectares, com jardins e bosques centenários são de uma beleza inigualável. O palácio hoje é utilizado para banquetes e eventos variados.

O Iluminado (The Shining, 1980) 
Locação: Timberline Lodge, Oregon, EUA

O_Iluminado_Timberline_Lodge
Um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, o clássico "O Iluminado", dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King, é lembrado até hoje pela atuação de Jack Nicholson e, claro, pelo hotel onde se passa o filme. A maioria das cenas de interior do Overlook Hotel foram filmadas em estúdio, mas as fachadas são do Timberline Lodge, em Hood River, estado de Oregon, aberto até hoje e que atrai turistas do mundo todo, especialmente na época de neve e esqui. Este vídeo do Vimeo mostra um pouco do interior do hotel.

Psicose (Psycho, 1960) 
Locação: Universal Studios, Los Angeles, EUA

Psicose_Bates_Motel_2
Los Angeles, claro, é a meca do cinema americano, e em Hollywood estão alguns dos principais estúdios. No parque temático da Universal Studios, por exemplo, pode-se encontrar os sets de "Psicose", um dos filmes mais famosos do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Ver de perto o Bates Motel e a casa de Norman Bates faz a alegria de qualquer fã do gênero. Ainda em Los Angeles, é possível ver de perto as escolas utilizadas em filmes clássicos do terror adolescente dos anos 70 e 80, como "Carrie, a Estranha" e o primeiro da série "A Hora do Pesadelo".

O Exorcista (The Exorcist, 1971)
Locação: M Street, Georgetown, Washington, EUA

OExorcista_Washington_Stairs
No finalzinho da rua M, no bairro de Georgetown em Washington D.C., é comum ver pessoas jogadas à beira de uma escadaria. Calma, não é nenhuma onda de violência na capital norte-americana. São fãs do clássico de terror O Exorcista, tentando refazer uma das famosas cenas do filme – quando o Padre Karras, possuído pelo demônio enquanto tenta exorcizar a menina Regan, é jogado escada abaixo.

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) 
Locação: Burkitsville, Maryland, EUA

A_Bruxa_de_Blair_Burkittsville
O precursor dos filmes de terror independentes, com a utilização de câmeras amadoras, já tem 15 anos. A história dos três estudantes perdidos em uma floresta sinistra a fim de atrair a tal bruxa tirou (e ainda tira) o sono de muita gente. A cidade do título existe (e tem lendas sinistras sobre ela), mas as cenas de floresta foram gravadas no Seneca Creek State Park, na minúscula cidade de Burkitsville, no estado americano de Maryland.

Extermínio (28 Days Later, 2002) / A Profecia (The Omen, 1976) 
Locação: Londres, Inglaterra

Exterminio_Westminster_Bridge
A icônica imagem da famosa Westminster Bridge (junto ao Big Ben) de Londres totalmente deserta é uma das mais marcantes do apocalíptico O Extermínio, de Danny Boyle. Só será um tanto difícil recriar a cena, visto que é um dos pontos turísticos mais visitados da capital britânica. Outros famosos locais usados como cenários são a estação de metrô de Canary Wharf e as escadas do Duke of York’s Steps, no The Mall, que desemboca no Palácio de Buckingham.
Outro filme que usou Londres magistralmente para assustar os espectadores foi o clássico A Profecia. Dá pra fazer um verdadeiro “tour do horror” pelas locações usadas no filme, do Bishop´s Park (onde o Padre Brennan alerta o pai que seu novo filho é o demônio) à igreja All Saints Fulham (onde o padre é atingido por um raio durante uma tempestade).

Tubarão (Jaws, 1975) 
Locação: Martha´s Vineyard, Massachusetts, EUA

Tubarao_Marthas_Vineyward
A fictícia Amity Island, onde passa-se a ação do clássico de Steven Spielberg, na verdade é a badalada ilha de Martha´s Vineyard, em Cape Cod, costa leste dos EUA. Conhecida como reduto de férias de verão de ricos e famosos (de Bill Murray ao presidente Obama), a área é de preservação e mantém-se relativamente inalterada em comparação aos anos 70, época do filme. Pode-se avistar por exemplo, a balsa de Chappaquiddick, a American Legion Memorial Bridge e o pequeno porto pesqueiro de Menemsha, todos mostrados em cenas do filme.

Wolf Creek – Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005)
Locação: Wolfe Creek Meteorite Crater, Austrália

Wolf_Creek_Wolfe_Creek_Crater_2
Sim, o Parque Nacional da Cratera de Wolfe Creek, na Austrália Ocidental, é lindo e merece uma visita. E sim, fica um pouco distante das principais cidades (6h de Perth). Isto tudo pode ser extremamente convidativo ao espírito de aventura, mas talvez não seja a melhor ideia sair pedindo carona para chegar até lá... pelo menos para quem viu o terror Wolf Creek, de 2005, inspirado em fatos reais, de casos de mochileiros mortos por um serial killer.

REC (2007)
Locação: Barcelona, Espanha

REC_Barcelona
Um endereço em Barcelona tem sido parada obrigatória de fãs do gênero de terror desde 2007. Na Rambla Catalunya 34fica o edifício Cedimatexsa, onde foi todo filmado o espanhol REC, que virou hit e gerou três continuações. Basta descer da estação de metrô Passeig de Gracia e andar uma quadra até a tal rua. E sim o interior do edifício (datado do fim do século 19) é tão arrepiante quanto o exibido no filme (como mostra esse vídeo). 

Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994) 
Locação: Oak Valley Plantation, New Orleans, EUA

EntrevistaVampiro_Oak_Alley_Plantation_New_Orleans
Baseado no best-seller de Anne Rice, o filme de 1994 conta a história do vampiro Lestat (Tom Cruise) que transforma o mortal Louis (Brad Pitt) em vampiro. Quando Lestat encontra Louis pela primeira vez, em Louisiana, ele está morando em uma belíssima mansão, que ganhou destaque no filme. O casarão usado fica na Oak Alley Plantation, no Rio Mississippi em Vacherie, New Orleans. O que um dia foi uma plantação de cana de açúcar, hoje é uma propriedade aberta ao público e tombada pelo patrimônio histórico.

O Bebê de Rosemary (Rosemary´s Baby, 1968) 
Locação: Nova York, EUA

O_Bebe_de_Rosemary_The_Dakota_NYC
Não deve ser fácil para os atuais moradores do Edifício Dakota (ou Dakota Apartments em inglês), em Nova York, superarem a aura sombria que ele carrega. O prédio art-noveau do século 18 - na esquina da 72nd Street com Central Park West, em Manhattan – não só foi o lugar onde o ex-Beatle John Lennon morava e foi assassinado (em 1980), como é o prédio que aparece em todas as filmagens externas do megaclássico de terror O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski.

Hannibal (2001) 
Locação: Florença, Itália

Hannibal_Palazzo_Vecchio_Florenca
A continuação de "O Silêncio dos Inocentes" pode não ser tão boa quanto o original, mas as locações em Florença, na Itália, esbanjaram requinte e mistério. Dentre os locais mostrados no filme, aparecem o Palazzo Ducale (onde Hannibal Lecter ministra conferências de arte e comete um de seus terríveis crimes); o Palazzo Capponi (a biblioteca onde Lecter toca para Clarice); a Igreja de Santa Croce (onde Lecter estuda as capelas da igreja); e a Fonte Porcellino (onde Hannibal esfaqueia o cigano Enrico).

App ajuda turistas a encontrar melhores festas

Viajar e visitar apenas os lugares descritos no guia é o suficiente para alguns, mas para muitos viajantes o que importa é a interação com locais e a descoberta de lugares secretos. Muitos aplicativos podem ajudar nisso e o “Party with a Local” é mais uma ferramenta para quem busca uma programação diferente.
Foto: Reprodução/Facebook/Party with a Local
Foto: Reprodução/Facebook/Party with a Local
Pensando naqueles que viajam sozinhos, o aplicativo holandês conecta estranhos através de informações sincronizadas via Facebook e geolocalização.
 Locais e turistas podem visualizar os perfis uns dos outros e combinar a hora e lugar da festa. Também pode ser usado por grupos de turistas querendo encontrar outros grupos similares, para aí então explorar a oferta local.
 A sugestão é que os encontros sejam marcados fora do entorno turístico. O aplicativo está disponível para aparelhos com sistemas iOS Android.



Fonte: Catraca Livre Viagem

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Hostels e hotéis com vista para patrimônios da Unesco

Viajantes que buscam lugares de importância histórica, artística e cultural pelo mundo, podem desfrutar de um benefício extra durante a viagem. Quem visita lugares considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) pode também hospedar-se bem perto deles.
Preservados para as gerações futuras, estes lugares atraem turistas que querem descobrir os encantos que tornaram estes lugares tão especiais. Claro que ninguém aloja-se dentro destas áreas protegidas, mas sim em locais que dispõem de vistas deslumbrantes destes lugares inalterados pelo tempo.
O site Hostelworld, especialista em hostels e hospedagem barata pelo mundo, compilou uma lista de hotéis e hostels que contam com vistas privilegiadas de paisagens de tamanha beleza como a Costa Amalfitana, as ruínas de Petra, a Acrópole de Atenas e a fortaleza de Alhambra.
Obs.: Os preços das diárias utilizaram a conversão de R$ 3,14 para o Euro.
1 - Acropolis Ami Hotel - Atenas, Grécia

Fotos: Divulgação/Hostelworld

Imagine abrir a porta da varanda do quarto ou sentar à mesa do café da manhã e poder admirar a Acrópole de Atenas, ali pertinho. Pode-se, inclusive, ir a pé até lá desde o Acropolis Ami Hotel, um pequeno hotel com decoração luxuosa e elegante, com seu maravilhoso jardim no terraço com vista sobre a colina rochosa mais famosa da capital da Grécia, tombada pela Unesco, e sede de algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Diárias a partir de €23/R$ 72 por pessoa/noite.
Acropolis_Amis_Hotel_Atenas_4 
2 - Rocky Mountain Hotel - Petra, Jordânia
Rocky_Mountain_Hotel_Petra_2
Um dos sítios históricos da Unesco mais visitados no mundo, a cidade de Petra, na Jordânia, tem história, charme e belezas naturais suficientes para ser considerada das novas sete maravilhas do mundo. E o pequeno mas muito charmoso Rocky Mountain Hotel é a cereja no bolo: moderno, confortável, central e com uma vista deslumbrante sobre as montanhas ao redor. Diárias a partir de €16/R$ 50 por pessoa/noite.

Rocky_Mountain_Hotel_Petra_4
  
3 - Tourist Hotels Resorts - Capadócia, Turquia
Tourist_Hotels_Resorts_Capadocia_3
Um banho de piscina tendo de fundo as cavernas naturais esculpidas nas montanhas da região da Capadócia vai tirar o fôlego de qualquer visitante. A paisagem da histórica região turca é mesmo espetacular, e ainda melhor hospedando-se bem no meio disso tudo (mas com todo o conforto moderno). O Tourist Hotels Resorts fica na aldeia em Goreme, cujo Parque Nacional foi nominado patrimônio histórico pela Unesco em 1985. Diárias a partir de €28/R$ 88 por pessoa/noite.
Tourist_Hotels_Resorts_Capadocia_2 
4 - La Bussola – Amalfi, Itália
La_Bussola_Amalfi_3
Que tal a chance de dormir com total conforto e, todas as manhãs, abrir a janela e admirar a esplendorosa beleza da Costa Amalfitana? A área do sul da Itália foi classificada pela Unesco em 1997, e compreende 13 comunas, uma mais linda que a outra, incluindo as famosas Positano, Scala e Amalfi. Nesta última fica o Hotel La Bussola, com seus quartos com varanda e vista para o mar e o vai-e-vem dos barcos pelo Mediterrâneo. Diárias a partir de €75/R$ 235 por pessoa/noite. 

5 - Casa de Campo Hotel – Cusco, Peru
Casa_de_Campo_Hotel_Cusco_2
Incluído na lista da Unesco em 1983, Cusco é a pérola peruana na majestosa e fascinante Cordilheira dos Andes. Casa de Campo Hotel fica no famoso bairro de San Blas, nos arredores do complexo arqueológico de Sacsayhuaman, e oferece quartos confortáveis e com vista inigualável da cidade. Diárias a partir de €20/R$ 63 por pessoa/noite.
Casa_de_Campo_Hotel_Cusco_3

6 - Palazzo Guardi - Veneza, Itália
Palazzo_Guardi_Veneza_1
Eis um pequeno hotel que ocupa o interior de um antigo palácio bem no centro histórico de Veneza. O Palazzo Guardi coloca o hóspede em um espaço original do século 15, conservando a atmosfera e o encanto de uma cidade única como Veneza. A arquitetura do palácio segue intacta, incluindo os candelabros de vidro de Murano e as janelas com vista para o Canal Santrovaso. Diárias a partir de €40/R$ 125 por pessoa/noite.
Palazzo_Guardi_Veneza_2 
7 - White Nest Hostel - Granada, Espanha
White_Nest_Hostel_Granada_1
Outra maravilha tombada pela Unesco, a fortaleza e complexo palaciano de Alhambra e seu precioso legado de séculos de domínio árabe, estão ao alcance dos olhos dos hóspedes doWhite Nest Hostel. Fica no bairro de Alabyzín, no centro de Granada, a poucos minutos da Gran Via. O destaque fica por conta do belo terraço com piscina que oferece vistas incomparáveis. Diárias a partir de €20/R$ 63 por pessoa/noite.
White_Nest_Hostel_Granada_3

8 - Trulli Colarossa – Alberobello, Itália
Trulli_Colarossa_Alberobello_1
Eis a chance de dormir nas casas antigas e pitorescas da região de Puglia, conhecidas como “trulli”. As casas de pedra com telhados cônicos foram consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na pousada  Trulli Colarossa, cada “trullo” foi remodelado por dentro e oferece todo o conforto de um apartamento individual. O clima agradável de Alberobello torna o lugar perfeito para relaxar e mergulhar no estilo inconfundível do Mediterrâneo. Diárias a partir de €30/R$ 94 por pessoa/noite.
Trulli_Colarossa_Alberobello_3

9 - Porto Alive Hostel - Porto, Portugal
Porto_Alive_Hostel_Porto_1
A localização do Porto Alive Hostel é invejável: fica praticamente ao lado da linda e histórica Estação Ferroviária de São Bento, a principal da cidade do Porto. É o coração do Centro Histórico do Porto, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1996, graças ao seu inestimável valor arqueológico e arquitetônico. O próprio hostel está instalado em um edifício centenário, rodeado pela Avenida dos Aliados e pela Catedral da Sé. Nada melhor que admirar tanta beleza histórica e cultural da janela do quarto. Diárias a partir de €10/R$ 31 por pessoa/noite.
Porto_Alive_Hostel_Porto_3


10 - Casa Alto Vidigal - Rio de Janeiro, Brasil
Casa_Alto_Vidigal_Rio_de_Janeiro_4
Desde 2012, os cariocas (e brasileiros) podem celebrar a inclusão da paisagem cultural do Rio de Janeiro, como bem cultural denominado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A classificação inclui o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado e as montanhas em torno da Baía de Guanabara. E sorte de quem se hospeda em um hostel como o Casa Alto Vidigal, localizado no Mirante Arvrão, bem no topo da favela do Vidigal, As instalações podem ser simples, mas a vista tira o fôlego de qualquer um. Diárias a partir de R$ 30 por pessoa/noite.
Casa_Alto_Vidigal_Rio_de_Janeiro_1









Fonte: Márcio Diniz - Catraca Livre Viagem

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

5 lugares descolados para comer em Buenos Aires

Não, não há como garantir que o atendente gatinho da foto estará por lá (Imagem: %byline)

Farinelli

Esse bistrô é melhor lugar de Buenos para tomar um brunch hipster e exercitar o ver e ser visto. A cozinha é aberta e a atmosfera é meio Nova York, com as comidinhas, apetitosas, espalhadas em uma grande mesa central. Tem que provar o alfajor caseiro, que segue a receita tradicional, com massa de maisena e recheio de um dulce de leche daqueles. São duas unidades na cidade, recomendando muito a da Recoleta, num pedaço bem residencial do bairro e muito frequentado pelos locais.
(Bulnes 2707; farinelli.com.ar)




Mama Racha Restó & Bar 
Esse aqui é um descolado diferente, com clima meio caseiro, bem aconchegante. As paredes são de tijolinhos e as janelas de vidro, enormes, tem vista para a linda Plaza Armenia, ponto de referência em Palermo Soho. Nos dias de clima amigável eles montam mesinhas na calçada, sempre disputadas por gente linda e moderna. Há gostosos sucos naturais, em especial a limonada com menta e a com gengibre. O cardápio privilegia opções leves mas não dispense os pãezinhos do couvert: são feitos na casa, sempre bem fresquinhos.
(Costa Rica 4602)



La Fabrica del Taco

O ambiente agitado desse mexicano ferve nas noites de sexta e sábado e fica cheio de portenhos em busca de um lanchinho pré-balada. As comidinhas são bem baratinhas e o décor é kitsch, com vários penduricalhos nas paredes e cores fortes por todos os lados. Peça os tacos de carnitas e de taco adobado, são as especialidades da casa. Se quiser emendar em um bar mexicano é só atravessar a rua até o La Adorada, do mesmo proprietário, que é mais arrumadinho e tem drinques bem feitos. Também fica em Palermo Soho.
(Gorriti, 5062; fabricadeltaco.com)


Carboidratos que valem a escapulida expostos atrás do balcão da Cocu (Imagem: Divulgação)

Boulangerie Cocu

O canto mais francesinho da cidade é essa padoca. Não se surpreenda se ouvir os frequentadores conversando em francês, o lugar faz muito sucesso entre expatriados e, além disso, a maioria dos funcionários é nativo da terra da baguette. As delícias devem ser pedidas no balcão, já que não há serviço de mesa. O éclair de café e o pain au chocolat são nível Paris de qualidade. Acompanhe com um capuccino e deixe a tarde passar. A localização, no miolo do Soho, não poderia ser melhor.
(Malabia 1510; boulangeriecocu.com)



Decata

Esse deve ser o café mais escondido possa encontrar e talvez um dos mais fofos também. No final de um longo corredor ladeado por plantas e flores há uma linda (e cara) loja de decoração, a Paul French Gallery. E no belo pátio da loja há um trailer, que é onde funciona o Decata. Mas não pense em um food truck de hambúrgueres. Na vitrine do trailer há pâtisseries delicadas e da pequena cozinha saem sucos naturais, chás e cafés. Há outras duas lojas na cidade mas essa aqui, nesse cantinho tranquilo e arborizado, é a mais inusitada.
(Gorriti 4865; decataonline.com.ar)


Fonte: Patrícia Figueiredo - Viagem e Turismo